segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Prefeitura acrescenta itens especiais à merenda escolar

A merenda escolar de Atibaia, considerada uma referência na região, ganhou ingredientes especiais neste final de ano. Mantendo a tradição de qualidade e variedade dos produtos nas refeições fornecidas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, está oferecendo itens diferenciados para a “Ceia de Natal” nas escolas. Neste período, o cardápio está “recheado” com: lasanha ou nhoque ao sugo / arroz de forno; coxinha da asa assada (drumet) / carne assada; salada verde / maionese de legumes; e frutas diversas (uva, pêssego, melancia, ameixa e abacaxi).
“Hoje, a merenda escolar conta diariamente com produtos de alta qualidade e um cardápio variado, elaborado por nutricionista. Neste final de ano, para marcar as festividades típicas do período, montamos um cardápio exclusivo, com receitas diferenciadas, oferecendo aos alunos sabores especiais”, destacou a secretária de Educação, Márcia Bernardes.
Ao longo de todo o ano, dezenas de itens são fornecidos para a merenda escolar, como arroz, feijão, carnes, verduras, legumes, frutas, leite, iogurtes e cereais, variedade que também busca beneficiar os alunos que têm algum tipo de restrição alimentar. Lanches com frios, com carnes e patês também aumentam a lista de opções disponíveis nas escolas.
Além da grande variedade de itens, a qualidade dos produtos é outro fator que torna a merenda de Atibaia uma referência regional. Antes de chegar no prato da criançada, a merenda escolar passa por etapas que garantem o valor nutricional e a segurança alimentar das refeições oferecidas.
A equipe de nutrição da Prefeitura elabora o cardápio de forma equilibrada, atendendo às necessidades nutricionais diárias dos alunos (de acordo com idade e tempo de permanência na escola) e conforme normas alimentares estabelecidas.
Já nas escolas, os produtos são manuseados por merendeiras treinadas pela Prefeitura, que preparam cuidadosamente as refeições servidas, cerca de 40 mil por dia em toda a rede municipal e estadual de ensino.
Segundo Profª Márcia, a merenda escolar também contou com melhorias importantes em 2014, garantindo novidades bastante aguardadas na rede. “Duas novas ações foram implantadas durante o ano: balcão térmico para acomodar as refeições e início da oferta de merenda para os alunos da EJA [Educação de Jovens e Adultos]. Além disso, o local onde os alimentos são armazenados passou por adequações, após anos sem qualquer reforma, e hoje apresenta melhores condições”, ressaltou a secretária.
 Reforma na Escola Francisco da Silveira Bueno
Em junho deste ano teve início uma reforma na Escola Francisco da Silveira Bueno, uma obra esperada pela comunidade e por funcionários há mais de 14 anos, englobando a ampliação da cozinha e do refeitório, além da parte elétrica, hidráulica, esgoto, troca de todo o telhado e forro e pintura externa e interna.
De acordo com a secretária Márcia Bernardes, mesmo com a reforma da escola, foi implantada uma cozinha provisória e mantido o cardápio. “Os alunos continuaram recebendo refeições normalmente, além de lanches, como cachorro-quente, queijo e carne, peito de peru, presunto, mortadela, entre outros. Com o lanche, também são servidas frutas, iogurtes e barras de cereais”, lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário